quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PENSE DUAS VEZES ANTES DE DESPERDIÇAR ÁGUA


O mundo enfrenta uma grave crise humanitária devido à escassez de água, que provoca a morte a cerca de dois milhões de crianças por ano. Cerca de 34 mil pessoas morrem diariamente por falta de água potável. Apenas dois por cento da água da Terra é potável estando 87 por cento desta concentrada nos pólos sob a forma de gelo.
Da restante, uma grande parte encontra-se em lençóis sob a superfície terrestre.
Estimativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) apontam que cerca de três mil milhões de pessoas viverão em 2025 em países em conflito devido à escassez de água. África, por exemplo, que conta com apenas nove por cento dos recursos mundiais de água potável deverá 230 milhões de africanos com falta de água, daqui a menos de vinte anos.
O problema da gestão dos recursos hídricos está no sistema de distribuição, o qual faz perder 40 por cento da água. Na Europa, 18 por cento da população vive em países com escassez de água, entre os quais Espanha, Itália, Chipre e Malta. Por outro lado, as alterações climáticas agravarão a actual escassez de água em muitas regiões do Sudeste Asiático e da África, provocando um aumento da propagação de diversas doenças, como a malária, dengue, febre amarela e cólera, sobretudo na Ásia, África e América Latina.
As regiões que se encontram melhor preparadas para enfrentar as mudanças climáticas são a Europa e a América do Norte, apesar de também estas poderem vir a sentir os efeitos negativos do fenómeno.
Fonte: Relatório do desenvolvimento humano das Nações Unidas (2006)

Sem comentários: