quarta-feira, 17 de outubro de 2007

DIA MUNDIAL CONTRA A POBREZA


"A campanha do Apelo Global para a Acção contra a Pobreza terá um lugar na história da mobilização da sociedade civil tal como a que acabou com a escravatura ou a mobilização internacional que acabou com o apartheid."

Nelson Mandela, Trafalgar Square, February 3, 2005


Fundos europeus sem verbas para lutar contra pobreza e exclusão social.
Além das exclusões tradicionais, existem hoje novos grupos de pobres. Risco de pobreza afecta 19% da população. Quadro Comunitário de Apoio sem verbas até 2013 para minimizar a pobreza.

Pelo Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, que se celebra hoje, o INE divulgou que 19% da população está em risco de pobreza e que o País é um dos mais desiguais em termos de distribuição de rendimentos na União Europeia. Ou seja, a minoria mais rica usufrui da maioria dos rendimentos.

A situação é especialmente grave no grupo social dos idosos que vivem sozinhos e das famílias com três filhos ou mais. A esta situação associam-se causas recentes e conhecidas, como o desemprego e o endividamento das famílias.

A situação mantém-se «quase inalterada desde há 10 anos», diz o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal. A instituição lembra que 2010 será o Ano Europeu de Luta contra a Pobreza - decisão tomada em Portugal na Cimeira de Lisboa de 2000 - e que, até lá, os países da Europa se comprometeram a tomar medidas contra o fenómeno da pobreza e da exclusão social.

Da consulta de relatórios referentes à aplicação do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2007-2013, a inclusão social e o apoio às ONG correm o risco de ser ignorados.

Na opinião das ONG, a sua inclusão na gestão é tanto mais importante quanto mais delas depende o acesso da população pobre às ajudas europeias e a transparência na gestão dos fundos comunitários.

Entretanto, espera-se que 45 mil portugueses participem na iniciativa mundial "Levanta-te" contra a pobreza. O evento, que decorre um pouco por todo o País, começou ontem à noite e termina pelas 21h de hoje.

Fontes: imprensa diária, TSF online, Destak

Sem comentários: