terça-feira, 16 de outubro de 2007

Nova parábola dos talentos


Talento, competências, desempenho, etc....


A história que se segue, como podem verificar pelo "português" usado, vem dos nossos irmãos brasileiros e já atingiu o "web-anonimato" de tão repetida, sendo assim, mesmo que o desejasse, não poderia aqui citar a fonte, o que seria justo e honesto para os seus autores.

Seja como for, a historieta ilustra muito bem alguns paradigmas actuais no que toca ao "emprego" ou a falta dele, ou como enfrentar a adversidade com criatividade.

(não sei bem porquê, mas esta história lembra-me uma outra do Rockfeller e dos fósforos... ou como fazer fortuna começando a vender fósforos???).



"Um desempregado pede um emprego de desentupidor de banheiro na Microsoft.O director dos recursos humanos convoca-o para uma entrevista e uma prova prática (com um desentupidor ultra moderno). No fim das provas diz-lhe: você está contratado, dê-me o seu e-mail e mando-lhe o formulário para preencher, e a data e a hora que você terá que se apresentar para trabalhar.


O homem, desesperado, respondeu que não tem computador, e portanto não tem e-mail.O DRH disse-lhe então que lamentava muito, mas se não tinha e-mail, isso significava que virtualmente não existia e, como não existia, não podia conseguir o emprego.O homem saiu, desesperado, sem saber o que fazer, com apenas 12 dólares no bolso.


Decidiu então ir ao supermercado e comprar uma caixa de 10 kgs de morangos.Vendeu os morangos ao quilo, de porta em porta, e em menos de duas horas conseguiu duplicar o seu capital. Repetiu mais três vezes a operação e regressou a casa com 60 dólares.Deu-se então conta que poderia sobreviver desta maneira. Passou a sair de casa mais cedo e a regressar mais tarde e assim triplicou ou quadruplicou o seu dinheiro diariamente.


Pouco tempo depois, comprou um carrinho que depois trocou por um caminhão e mais tarde se viu dono de uma pequena frota de veículos de entrega de mercadorias.Cinco anos depois... O homem agora era proprietário de uma das maiores redes de distribuição alimentar dos Estados Unidos.


Pensou então no futuro da sua família, e decidiu fazer um seguro de vida. Chamou um corretor, escolheu um plano de seguro e quando terminou a conversa, o corretor lhe pediu o e-mail para lhe enviar a proposta.O homem disse-lhe então que não tinha e-mail.- Mas o senhor é uma raridade, disse o corretor. Não tem e-mail e conseguiu construir este império! Imagine só o que poderia ser se tivesse um e-mail.O homem reflectiu e respondeu:


seria desentupidor de banheiro na Microsoft


Sem comentários: