sábado, 11 de agosto de 2007

CRÓNICAS ... da saúde

Ao ler uma pequena notícia sobre a eventual reabertura de recém encerrados centros de saude na margem sul, apercebi-me que esta notícia clonava dezenas de outras com o mesmo conteúdo, nada de extraordinário não fosse o facto de todas referirem a disponibilidade do Ministério para reavaliar a situação, face a novos dados recolhidos pelos autarcas. Fica então no ar uma dúvida, ou o ministro Correia de Campos promete reavaliar para ganhar tempo, ou a avaliação inicial foi incompetente. O SNS, em tempos ”joia da coroa” de um governo socialista pela mão de António Arnaut, é agora alvo de medidas aparentemente descontextualizadas e de contornos neoliberais de visão economicista. Se o SNS enfrenta hoje um problema de sustentabilidade, deve-se a uma gestão danosa e incompetente dos seus actores e não a qualquer bloqueio de origem constitucional. Apesar do saco de gatos que o SNS representa, ainda há quem queira meter a mão lá dentro, veja-se a notícia do Expresso de sábado passado sobre o projecto “Casa da Saúde”, em relação ao qual Nuno Delerue, presidente da Sanusquali Serviços, afirma que: “ É uma medicina de ricos, ao dispor de ricos e pobres”.

José Manuel Carvalho
Um pequeno excerto deste texto foi publicado na edição de hoje do EXPRESSO na secção "cartas"

1 comentário:

Anónimo disse...

Este não é um Comentário ao teu artigo, é acima de tudo um comentário à tua pessoa, para te dizer que sou uma mulher muito orgulhosa do marido, que por fim tenho.
Não desistas nunca, tens em ti capacidades fabulosas, competências raras que fazem de ti uma pessoa excepcional. Começa por convencer-te disso mesmo e acredita finalmente no que te digo num ritmo quase diário, que podes
fazer tudo o que quiseres, porque és capaz! Depois começa a dar os pequenos passos, é preciso agir em tempo... por fim alcançarás o que tanto almejas.
Conta comigo sempre ao teu lado, para te ajudar a percorrer o caminho.
PA