terça-feira, 28 de agosto de 2007

O PECADO MORA AO LADO ... V

Máfia dos "bingos do Brasil " subsidiou PS?

Depois de provar irregularidades nas contas do PSD de 2002, TC escrutina financiamento de socialistas em 2005

A Entidade de Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) está a investigar o financiamento da campanha eleitoral para as Legislativas de 2005 dos candidatos do PS pelo círculo da emigração levada a cabo no Brasil. A Polícia Judiciária já foi chamada a colaborar na investigação, e também já recebeu da Polícia Federal brasileira documentação sobre a ligação da chamada ‘Máfia dos Bingos’ a Portugal.
A investigação da ECFP, segundo apurou o Expresso, estará relacionada com financiamento da campanha do cabeça-de-lista socialista pelo círculo fora da Europa, Aníbal Araújo. As suspeitas recaem sobre Licínio Soares Bastos, emigrante português detido no âmbito do processo da ‘Máfia dos Bingos’ no Brasil, um grupo de indivíduos suspeito de comprar decisões judiciais. O emigrante que terá custeado a campanha eleitoral chegou a ser nomeado cônsul honorário no Brasil pelo secretário de Estado das Comunidades António Braga. O seu envolvimento no escândalo dos bingos travou a confirmação da nomeação junto das autoridades brasileiras.
Os meios empregues na campanha eleitoral no Brasil levantaram muitas suspeitas. A própria Comissão Nacional de Eleições (CNE), chamada a intervir pelo PSD, deu como “inequívoco que foram utilizados para promover a candidatura do Partido Socialista anúncios em autocarros, rádio e televisão, ficando apenas por comprovar a alegada utilização de aviões sobre as praias com faixas de propaganda política”. Licínio Soares Bastos terá financiado toda esta operação.
Quando a polémica da ‘Máfia dos Bingos’ atravessou o Atlântico, José Lello, antigo responsável do PS para as Relações Internacionais, garantiu taxativamente que não há na actual lei de financiamentos dos partidos “nenhuma obrigação” de reflectir os custos das acções eleitorais fora do país nas contas da campanha. Tese contrariada por Jorge Galamba, vogal da ECFP: “Não há círculos de excepção. A lei é igual para todos os círculos, incluindo os da emigração".
Branqueamento em Portugal
Além de Licínio Soares Bastos, também Jaime Garcia Dias, outro emigrante português, está envolvido no processo da ‘Máfia dos Bingos’. De acordo com informações recolhidas pelo Expresso, a Polícia Federal já enviou para a Judiciária documentação sobre suspeitas de branqueamento de capitais, cujos circuitos terão passado por Portugal. Recorde-se que, no processo, existe uma escuta telefónica de uma conversa entre Jaime Garcia Dias e o pai na qual é citado o nome de António Braga como um contacto para desbloquear um embargo em Portugal,

Fonte: Ângela Silva, Carlos Rodrigues Lima e Fernando Diogo em


Sem comentários: